quarta-feira, novembro 07, 2007

Parte 1 - Estabelecimentos Regionais

O SREA - Serviço Regional de Estatística dos Açores está sediado na ilha Terceira. É um serviço pelo qual nutro uma grande empatia e, sempre que posso, consulto o seu sítio nesta rede universal, vulgo "internet".

Numa abrangência regional, como não podia deixar de ser, já estão publicados dados relativos ao ano de 2006 (e meados de 2007), com o trabalho essencial de vários colaboradores criteriosos que com afinco chegam à publicação de resultados. Todos os temas passam pelo SREA, que é a entidade oficial que os divulga: Emprego, Agricultura, Saúde, Pescas, Turismo, Transportes, Demografia (Censos), etc..

A minha atenção fixou-se na "Publicação Saúde 2006", onde consta uma década de informação que pode ser consultada on-line, em qualquer altura. Verifiquei que apresentam informação para a Região Autónoma dos Açores, nomeadamente para:

3 Hospitais (1 na ilha de São Miguel, 1 na ilha Terceira e 1 na ilha do Faial;
- 17 Centros de Saúde (a);
- 5 Estabelecimentos de Saúde Particulares (3 em São Miguel - 1 Clínica e 2 Casas de Saúde e, 2 na Terceira - Casas de Saúde);
- 15 Postos Médicos - 10 oficiais e 5 particulares (7 em São Miguel, 5 na Terceira e 3 no Faial).

(a) Os Centros de Saúde, como são em maior número, destaco abaixo:


SANTA MARIA
1
Com internamento

SÃO MIGUEL
6
4 com internamento
e
2 sem internamento
TERCEIRA
2
Sem internamento

GRACIOSA
1
Com internamento

SÃO JORGE
2
(b)
Com internamento

PICO
3
(b)
Com internamento

FAIAL
1

Sem internamento
FLORES
/CORVO
1
Com internamento

Nota: (b) 2 Unidades de Saúde de Ilha (*):
- 1 em São Jorge que agrega os 2 Centros de Saúde
- 1 no Pico que agrega os 3 Centros de Saúde (com internamento).

(*) Esta informação não consta da publicação mas é do conhecimento geral actual.

Vou respeitar o aviso que consta daquela edição que se queda com a necessidade de indicar a fonte de qualquer informação que venha a ser divulgada por outras entidades ou particulares, que é o meu caso. Porque gosto de números e porque os números são uma amostra da realidade e sem eles ninguém se organiza, continuarei no próximo artigo com um resumo do que os meus olhos captaram.

A fonte fidedigna da informação supra é o SREA - Serviço Regional de Estatística dos Açores (on-line).

Congratulo todo o pessoal que trabalha neste serviço e os demais colaboradores nas diferentes áreas de origem da informação.

Sem comentários: