quinta-feira, janeiro 17, 2008

Arco de cores ilhéu

«Vermelho lá vai violeta», em que l,a,v,a,i representam a sequência laranja, amarelo, verde, azul, indigo. in Wikipédia.

Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (indigo), violeta

Com isto ocorreu-me que alguém um dia olhou para o céu e ao ver o arco-íris quis atribuir uma cor a cada uma das nove ilhas do arquipélago dos Açores como se elas fossem um arco de cores. São sete as cores do arco-íris a que se juntam mais duas: preto e cinzento.

O vermelho e o laranja deram lugar ao lilás e ao castanho. O anil deu lugar ao branco, que é a cor neutra. A cor violeta dá lugar à cor rosa.

Então, o arco de cores ilhéu apresenta-se pela ordem das ilhas:

Santa Maria,
São Miguel,
Terceira,
Graciosa (branca),
São Jorge,
Pico,
Faial,
Flores,
Corvo

Fazendo a reconstituição com base no arco-íris retorna assim:

Corvo

Pico,

Terceira,
São Jorge
,
Santa Maria,
São Miguel,

Faial,

Graciosa (branca),

Flores

... O Corvo toma balanço e chega ao Pico num voo majestoso para se empoleirar no topo da ilha que avista a Terceira e São Jorge numa das perspectivas. Mas eis que pensa em Santa Maria e São Miguel que fica à beira e volta para mirar a ilha do Faial que lhe fica perto e também a Graciosa. Cansado mas feliz decide voltar para a sua natureza. Levanta novamente e poisa na bela vizinha Ilha das Flores. Regressa a casa...

E finda assim o arco de cores que se entranhou num sonho que ajudou a decifrar o «arquipélago», arco aqui ao pé do mar, arco de cores das ilhas encantadas.

Sem comentários: