sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Em tempo de Carnaval as recordações...

A propósito do despropósito da avaria no funcionamento a quente da máquina de secar (salvou-se a parte fria) lembrei-me (e não por saudosismo mas numa espécie de "é bom lembrar que antigamente" ninguém ficava mal por não ter máquina de secar roupa), estava eu a escrever, lembrei-me da história real do "FORNINHO" de lenha que fazia parte do fogão a lenha e servia para secar a roupa, quando esta não se conseguia enxugar ao ar livre (ou pelas más condições climatéricas ou porque, enfim, a humidade se fazia sentir na pele).

Bem vistas as coisas, o forninho ficava na parte inferior do fogão de lenha, no lado virado para a porta do forno grande que tinha chaminé onde as nossas domésticas coziam o pão de trigo alvo e de milho, as alcatras e tudo o que fosse possível de cozer neste forno para delícia dos residentes. O tal forninho, mesmo ao lado, aquecia muito sobretudo quando se colocavam as "achas", isto é, bocados de toros de árvores serrados e, posteriormente, cortados com um machado na medida exacta para caber na boca do fogão, que ficava na parte superior do tal forninho, onde se colocavam os caldeirões e as chaleiras.

Sempre me lembra de avistar a minha avó a soprar o lume para que se apressasse a fazer o seu ofício: secar a roupa para assim conseguir ir toda quente e perfeita à missa e depois ficar pelo Salão da Sociedade Filarmónica à espera de chegar o próximo Bailinho ou Dança de Carnaval.

Agora não se sopra lume nenhum, não se quer a roupa com algum cheiro a fumo e aquecê-la só mesmo na máquina de secar porque as Danças não podem esperar e seguem-se amiúde numa alegria diferente da outra de outros tempos. Agora, quando um electrodoméstico avaria nem se vê sombra do esquecido forninho. A vida do campo continua e continuará a ser muito diferente da cidade e mais saudável.

@Terceirense

3 comentários:

Tibério Dinis disse...

Então terceirense?! Deixo-lhe um voto de força para a publicação, não pode deixar morrer este espaço.

Haja Saúde

Anónimo disse...

Agradeço o voto mas este blog tem endereço novo. Por favor actualize se assim o entender para http://ilhabravaedoce.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

o(forninho) e uma boa recordacao faz-me lembrar quando era no inverno se ia buscar a roupa que estava a secar ou aquecer no forninho para vestir era tao bom naqueles dias frios o que faz a idade e a distancia lembrar com saudades coisas que na altura parecia nao ter importancia

muito obrigada gosto muito do seu blog muita saude e continue sempre que nos faz matar saudades M Geniuna